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DETALHES DA NOTÍCIA
Como escolher um blindado semi novo
Como escolher um blindado semi novoA solução para seu caso por ser um blindado seminovo. Ao contrário do que se prega no mercado, a blindagem não tem prazo de validade. A parte opaca, que envolve a proteção da carroceria, não degrada. Já os vidros representam a parte mais frágil desse processo. Dependendo do tipo, podem delaminar (soltar a camada interna de policarbonato) ou perder a transparência. Mas, enquanto isso não acontecer, ele estará totalmente apto a proteger seus ocupantes. Como avaliar um blindado usado? 1. O primeiro passo é procurar carros cuja blindadora seja renomada, por indicação de conhecidos que já tenham tido uma boa experiência com seus produtos. Basta checar o nome da empresa no Certificado de Blindagem, que todo veículo deve ter. Aliás, dê preferência a unidades que já têm a descrição da blindagem no documento do veículo, obrigatória desde 2008. 2. Cheque o acabamento interno. Parafusos colocados no meio das forrações de porta ou nos revestimentos de coluna, de forma aparente e descuidada, já revelam que a blindadora não era boa ou foi feita uma manutenção em oficina de baixa qualidade.3. Verifique se o veículo não tem cheiro de umidade, que pode afetar a durabilidade da aramida. Confira a parte de baixo dos tapetes e o porta-malas. Procure sinais de entrada de água nas portas e em volta do para-brisa. 4. Teste os vidros dianteiros. Podem subir e descer mais lentamente, mas não devem parar no meio do caminho ou ter a velocidade de subida drasticamente diminuída. Mas lembre que, em geral, a janela abre só 75% do que abria antes da blindagem. 5. As portas devem estar alinhadas, além de abrir e fechar normalmente. Cheque se elas não encostam na soleira, deixando marcas. Isso pode indicar fadiga das dobradiças ou dano estrutural. 6. Como o veículo foi todo desmontado para ser blindado, verifique o funcionamento de todos os comandos e veja se não há nenhuma gambiarra aparente, com fios e controles à mostra sob o painel. 7. Checagem do sistema de ar-condicionado é fundamental, pois o carro vai trafegar sempre com os vidros fechados. 8. Preste atenção em um detalhe: há veículos cujos vidros apresentam coloração escura (ou ainda azul, verde ou espelhado) integrada ao produto pelo fabricante na hora da produção, e não por películas comuns. Esse tipo de vidro tem reposição quase impossível, pois é originário de pequenos lotes. 9. Verifique se o carro apresenta comportamento firme, sem ruídos dentro da cabine ou em suspensões e sistema de direção, que estão entre os itens que mais sofrem com o aumento de peso. Carros com suspensão pneumática tendem a apresentar problemas em compressores e bolsas de ar e seu nivelamento deve ser testado cuidadosamente. Se estiver torto para um lado, pode haver uma bolsa de ar da suspensão avariada. O câmbio e componentes da tração também sofrem mais trancos, ruídos e folgas e, portanto, devem ser checados com muita atenção. 10. Verifique se os vidros estão perfeitos, sem sinal de delaminação. Bolhas de ar pequenas (1 a 2 cm2) são aceitáveis, mas podem crescer. Hoje, porém, há empresas que fazem reparo de delaminação. Faça um orçamento antes para saber se vale consertar depois da compra.
FONTE: 4 rodas